27 de julho de 2011

Dicas de Comportamento no ônibus

É bom viver no meio de pessoas que mantêm o respeito umas pelas outras, isso muitas vezes não ocorre no coletivo. Talvez por causa da rotina no trabalho, muitos ficam um tanto estressados e descontam em quem encontra pela frente. Outras pessoas são mal-educadas mesmo, pessoas de baixo nível e com vocabulário vulgar. Mas ainda há quem goste de manter a Paz e o Respeito no interior dos ônibus, por isso o Paraiba Bus traz esse tema para todos os nossos visitantes, pois muitas vezes as pessoas deixam de respeitar os outros, porque são desrespeitadas.

Vejamos algumas dicas de como se Comportar no interior dos ônibus

Conversas com o Vizinho – Sempre há nos coletivos aquelas pessoas que adoram conversar com quem está do seu lado, não importa se é Jovem, Adulto ou Idoso, para ele o importante é conversar. E agora ? Como educadamente desfazer desse tipo de pessoa ? Você pode levar um livro, uma revista ou fones de ouvido, fazendo isso a pessoa vai notar que o seu interesse durante a viagem é outro.

Uso do Celular – Busque usar seu aparelho celular apenas em emergências, pois atendendo o celular no coletivo ou realizando ligações, você pode acabar compartilhando informações pessoais com outros, e as vezes a conversa pode ser constragendora para quem a escuta. Outro fator que deve ser levado em conta é que no coletivo, nem todos são boas pessoas, o que pode levar até a perca do seu aparelho, até mesmo no interior do veículo.

Respeite o seu Espaço – Geralmente o espaço entre os assentos é pequeno, seja bondoso por não ocupar mais espaço do que lhe é devido. Se estiver carregando sacolas ou bolsas, ao sentar coloque-as no seu colo ou perto dos pés, assim outra pessoa poderá sentar-se ao lado.

Dormir no veículo – Existem pessoas que gostam de dormir dentro do coletivo, mas cuidado com as seguintes questões: Ao dormir, quem tomará conta dos seus pertences? Ou quem vai lhe acordar quando chegar ao destino?. Existem casos em que o nosso vizinho cochila ao nosso lado e acaba encostando em nós, o que fazer? Infelizmente ele deve ser acordado, educadamente pedimos que ele vire-se para o outro lado.

Comer no veículo – Devemos ser criteriosos nesse respeito, não fazer refeições dentro do veículo seria um bom começo nesse respeito, no ônibus é permissivo apenas o consumo de lanches e não refeições. A forma que comemos pode afetar outros, quem gosta de estar perto de quem come com a boca aberta ou fazendo barulho? Creio que ninguém.

Escutar Músicas – Já foram até criadas leis que proibem escutar músicas ou programas no rádio, dentro de coletivos. Mas isso é uma questão de consciência, pense: O que estou ouvindo agradará a todos? Estou ouvindo músicas que tem duplo-sentido ou linguajar baixo? Refletindo nessas perguntas saberemos se devemos ou não ouvir músicas nos coletivos, sugerimos o uso de fones de ouvido, assim você escutará sua música e não afetará ninguém.

Malas ou Bolsas de Viagem – Essa parte é mais para quem utiliza os ônibus intermunicipais ou interestaduais, devemos ser criteriosos em apenas levar no interior do veículo uma mala que não podemos desfazer de forma alguma, como exemplos: bolsa para notebook, bolsa de documentos ou medicamentos. Malas maiores devem ser colocadas no bagageiro do ônibus, nos ônibus rodoviários ele fica na parte inferior do veículo.

Tratar bem os Funcionários das Empresas – Os funcionários são peça chave para sua viagem, trata-los bem é essêncial. No coletivo colabore com o cobrador por apresentar a ele o que é pedido, como exemplo: Carteira de Estudante ou Carteira de Identidade. Com o motorista podemos colaborar por não conversar com o mesmo, pos isso pode distraí-lo do volante, isso é muito perigoso não só para a sua segurança, como também para a segurança de todos os outros passageiros. Em viagens intermunicipais ou interestaduais, respeite a fila, sente-se no assento que está marcado na sua passagem, respeite as regras da empresa, caso haja perca de bagagem acalme-se, informe ao setor responsável pelas bagagens e eles tomaram as providências.

Real Bus

Essas são algumas dicas de como se comportar dentro do ônibus, espero que tenha sido útil as informações aqui passadas.

Lembre-se:

Não são todas as pessoas que tem boas maneiras, mas faça a sua parte em contribuir para o respeito durante viagens, pois se cada um fizer a sua parte, nós teremos o verdadeiro respeito no interior dos veículos e nossa viagem não terá nenhum problema.

Nenhum comentário: